Já a SERASA, ao contrário do que muita gente pensa, não é um órgão governamental, e sim uma empresa privada consolidada como referência em análises e informações para decisões de crédito. Reúne além de dados enviados por lojistas, informações de bancos e instituições financeiras.
Você sabe o que é SCORE de crédito?
Score de crédito é um resumo em pontuação, que reflete os hábitos financeiros de uma pessoa com o mercado de crédito. Essa pontuação de SCORE vai de 0 a 1000 pontos. Até 300 pontos, representa um score ruim, com alto risco de inadimplência. Entre 300 e 500, score regular, risco médio de 500 a 700, risco baixo de inadimplência, score bom, já de 700 a 1000, risco baixíssimo, score excelente. Uma dica para aumentar seu score é regularizar negativações, pagar contas em dia e manter dados cadastrais atualizados.”
Por: Mariana Trento, advogada do Escritório Sperotto Advogados
Coordenadora do núcleo de ressarcimento amigável na Sperotto Advogados.
Você sabe o que é necessário para ter uma dívida negativada no SPC ou SERASA?
É muito comum pensar que uma dívida para ser inserida nos órgãos de proteção ao crédito, deve ter no mínimo 30 dias de atraso, porém este prazo comumente adotado entre os credores, serve para realizar tentativas de negociação e até mesmo avisos sobre a possível negativação, antes que ela de fato ocorra. O CDC, código de defesa do Consumidor, não estabelece um prazo mínimo para que o credor inclua o nome do inadimplente, isso significa que uma dívida vencida há um dia, já pode entrar na lista de devedores do SPC ou SERASA.
Você sabe a diferença entre SPC e SERASA?
O SPC serviço de proteção ao crédito é um banco de dados pertencente ao sistema CNDL confederação nacional dos dirigentes lojistas, e reúne informações sobre o comércio lojista de todo o país.